Boa provocação, presidente! - TGI Consultoria

Boa provocação, presidente!

    Veio em boa hora a provocação feita pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso ao dizer que Pernambuco estava precisando de uma “reengenharia” econômica. Na verdade, ele ampliou uma outra provocação feita pelo Ministro José Serra ao Governador Miguel Arraes pedindo um “projeto de grande porte” para o Estado.
    Hoje, Pernambuco já reúne os requisitos essenciais para elaborar este projeto. Empresários, políticos e a sociedade civil organizada não só estão conscientes da necessidade, como vêm desenvolvendo ações concretas neste sentido.
    O Movimento Empresarial Pró-Pernambuco (MEPPE), a Pernambuco S/A, o Fórum Pernambuco em 1º Lugar, a Agenda Pró-Pernambuco, o Movimento Pró-Refinaria em Pernambuco, a Pesquisa Empresas & Empresários, o Projeto Pernambuco 2010 são expressões concretas de uma mobilização que vem quebrando radicalismos e paradigmas econômicos, políticos e sociais, até há pouco tempo vigentes no Estado.
    Mas isso só não basta, já está no tempo de montar um Projeto Estratégico para o Desenvolvimento do Estado. Neste sentido, as provocações do Ministro e do Presidente são mais do que oportunas para acelerar o processo.
FHC.JPG
    É preciso, entretanto, não esquecer que isto não é uma tarefa simples. Pernambuco tem um tecido econômico, social e político complexo, de mais de 460 anos de idade e não cabem abordagens apressadas ou comparações simplistas com a realidade de outros Estados. Temos que inventar o nosso futuro com criatividade e com o mínimo possível de preconceitos. Capacidade, já desenvolvemos de sobra.
    Por nossa realidade ser particularmente densa e a problemática necessariamente complexa, talvez as soluções e a retomada do crescimento do Estado demorem um pouco. Entretanto, quando o ciclo for retomado, muito provavelmente o será de modo consistente e duradouro.