Consolidando o negócio - TGI Consultoria

Consolidando o negócio

Imagem 115.JPG    Os próximos três números de Conjuntura & Tendências, assim como este, tratarão do tema Empresas Bem Sucedidas, buscando aprofundar o conhecimento sobre o que fazem as empresas que estão se dando bem, aqui e pelo mundo afora. Os próximos títulos serão: Desmontando Mitos; Orientando Para o Futuro; e Buscando a Perenidade.
    Sobre o assunto deste número, a experiência tem demonstrado que, dentre outras coisas, a direção das empresas bem sucedidas coloca em prática determinados procedimentos que funcionam como elementos de consolidação do negócio. A seguir, são listados dez desses procedimentos.
imagem110.JPGExercício da liderança compartilhada, privilegiando os vínculos, desenvolvendo o espírito de “time” e reforçando, em especial, o time gerencial.
imagem23.JPGÊnfase no controle dos resultados (dos fins), delegando para os gerentes o controle do passo-a-passo, de como fazer e dos meios .
imagem32.JPGObtenção de lucros como condição antecedente para que os sócios, pessoalmente, ganhem dinheiro.
imagem42.JPGDesenvolvimento de formas de remuneração estratégica e esquemas estimuladores de participação nos resultados.
imagem52.JPGÊnfase predominante nas questões de ordem estratégica, delegando a responsabilidade pelas questões operacionais.
imagem62.JPGPreocupação constante com o mercado e com o atendimento, buscando chegar, o mais possível, próximo ao cliente.
imagem72.JPGPreocupação permanente com custos, associando o aspecto financeiro ao econômico e regulando as decisões financeiras por critérios empresariais e pelas prioridades estratégicas definidas.
imagem82.JPGEstímulo a outros saberes na equipe, fazendo circular informações e compartilhando o domínio do negócio com parceiros internos.
imagem92.JPGPratica da negociação e promoção da autonomia, buscando desenvolver o espírito empreendedor de cada um e, particularmente, do corpo gerencial.
imagem102.JPGPreocupação continua em superar a si própria mais do que em superar os concorrentes.
    Além disso, um outro aspecto importante tem sido observado no procedimento dos dirigentes de empresas bem sucedidas. Eles parecem saber bem, mesmo seguindo procedimentos mais ou menos comuns entre si, que não há receita acabada para desenvolver as empresas. Por isso, procuram desenvolver, de modo acentuado, também, a capacidade de inventar, de tentar, de suportar que algo falhe e de sempre recomeçar, quando necessário.