Estrutura x Estratégia - TGI Consultoria

Estrutura x Estratégia

    Dentre as diversas questões irresolvidas da gestão empresarial, uma merece destaque pela importância que tem no dia a dia: o conflito permanente entre a estrutura (divisão de áreas numa organização) e a estratégia (a agenda dos rumos e das intenções da organização em relação ao presente e ao futuro).
    Enquanto que a estrutura naturalmente “força” a verticalidade, a estratégia pressiona pela horizontalidade. A construção esquemática abaixo tenta ilustrar essa importante dicotomia.
 Imagem 134.jpg
    Esta realidade tende a ocorrer nas organizações de um modo geral, independente do seu tamanho ou área de atuação. É o que se poderia chamar de “distúrbio típico do crescimento.”
    É preciso atentar para o fato de que, sendo um problema conceitual irresolvido, não há receita para a sua solução, a não ser o cuidado dos responsáveis pela gestão em conseguirem, através da negociação permanente, o estado melhor possível entre as partes e o todo.
    O processo de formulação da estratégia (o planejamento estratégico) para ser bem sucedido, portanto, precisa incorporar essa visão bifocal (partes x todo). Além disso, o gestor, no seu dia-a-dia, deve levar em conta esse conflito que é permanente e surge a toda hora, mesmo nas questões aparentemente mais corriqueiras.