Não se deixe esmorecer - TGI Consultoria

Não se deixe esmorecer

Terminado o carnaval, a nova realidade econômica vai-se fazer sentir com toda a força na gestão das empresas. O fantasma da frustração de receitas combinado com o do aumento de despesas ainda vai assombrar muita gente. Tudo o que já foi feito em termos de redução de custos e aumento de faturamento vai parecer insuficiente. O desânimo pode começar a rondar a gestão. É preciso não se deixar abater. Um gerente, um dirigente, abatido é um péssimo exemplo a ser seguido. Resista! Os próximos meses serão difíceis mas os novos rumos da política econômica abrem perspectivas melhores no médio prazo do que antes da flutuação do câmbio. Todavia, não se deve esperar nenhuma moleza no curto prazo (seis meses, no mínimo). A seguir, algumas palavras do milenar livro “A Arte da Guerra“, de Sun Tzu, para ilustrar a necessidade de não esmorecer.

“Por mais críticas que sejam a situação e as circunstâncias, não aceite o desespero. Nas ocasiões em que tudo leva ao medo, não se deve ter medo de nada; quando se está rodeado de perigos, não se deve temer perigo nenhum; quando se esgotam os recursos, deve-se contar com todos os recursos; quando se é surpreendido, deve-se surpreender o inimigo”

O Conjuntura & Tendências deseja que o período de carnaval,tanto pelos momentos de descontração para quem brinca, quanto pelos momentos de descanso para quem se retira, tenha proporcionado energia necessária para “recarregar as baterias”, o suficiente para encarar os próximos meses, de maior dificuldade, com disposição de ânimo e criatividade.