Futuro X Competitividade - TGI Consultoria

Futuro X Competitividade

    Na semana da pátria, dois acontecimentos chamaram a atenção sobre o futuro do país e a sua inserção competitiva no cenário internacional; o lançamento do plano plurianual (PPA), pelo Presidente, na Terça-feira 09.09.95 e a divulgação do Relatório de Competitividade Mundial, na Suíça, Quarta 06.09.95.
    O PPA é o instrumento previsão no artigo 105 da Constituição que fixa as diretrizes e metas da administração pública federal para os investimentos e programas de longo prazo. O PPA do governo Fernando Henrique (1996-1999) é talvez o mais ambicioso plano de desenvolvimento nacional desde o Plano de Metas de JK e do PND do Presidente Gelsel, diferindo destes, no entanto, conforme o Ministro José Serra, porque “não se baseia na expansão do déficit publico.” O PPA transforma o programa do candidato FHC num plano que prevê uma ampliação de recursos em quatro anos que, segundo o próprio Presidente, chega a “quase R$ 900 bilhões” dos quais R$ 153 bilhões para novos investimentos. O PPA incorpora uma visão atualizada de desenvolvimento que prevê a substituição dos pólos setorizados pôr eixos regionais de desenvolvimento, dentre os quais inclui-se a Hidrovia São Francisco – Ferrovia Transnordestina, com o ramal Petrolina – Salgueiro – Suape de importância capital para o desenvolvimento de Pernambuco.
plano.JPG
    Por sua vez, o Relatório de Competitividade Mundial é uma publicação anual do Fórum Econômico Mundial e do Instituto Internacional para Gerenciamento do Desenvolvimento, baseados na Suíça. Na publicação deste ano, o Brasil figura em 37º no “ranking” que reúne 48 países. A classificação é feita com base em 378 itens, gerenciamento, ciência e tecnogia e recursos humanos.
plano2.JPG
    Para as Empresas , em meio à conjuntura desafiadora em vivemos, tanto o lançamento do PPA quanto a publicação do relatório de competitividade fornecem elementos para pensar o futuro, com um olho na competitividade e outro no desenvolvimento do país e seus próprios.
    Sintonizada com essas exigências da atualidade, a Pesquisa Empresas & Empresários 95-96 (Ano 6), a começar agora em setembro, elegeu o tema Pernambuco – Uma Visão de Futuro, abordando a Estratégia de Desenvolvimento do Estado e a Competitividade das Empresas em Pernambuco.”
 
Š