Gestão Hoje chega ao número 500com os mesmos compromissos do início - TGI Consultoria

Gestão Hoje chega ao número 500com os mesmos compromissos do início


Estamos felizes por chegar ao número 500. Principalmente por conta do sensação de cumprimento do dever: levar ao leitor, a cada semana, uma síntese do que consideramos mais relevante para a gestão empresarial, seja em relação ao âmbito “interno” das organizações, seja em relação às coisas que estão acontecendo “fora” dela mas que afetam o adequado desempenho diretivo.
Considerando que a gestão empresarial é feita, principalmente, de síntese, sobretudo no que diz respeito às informações para decisão, o Gestão Hoje preocupa-se em disponibilizar para o leitor um apanhado consistente sobre economia, política e gestão de forma a ajudar nas escolhas do seu dia-a-dia.
“Sem a capacidade de ordenar os fluxos de informação que nos chegam de fora, e prever – minimamente que seja – alguma coisa de útil, não existe ciência. Negócios também não. Ambas as atitudes se apóiam nessa compulsão tão humana: discernir ordem no meio da confusão.”
Clemente Nóbrega, Exame, 25.03.98
E, em termos de informação, a confusão é grande. Jornal, rádio, televisão, internet, revistas, livros, tudo produzido em quantidades cada vez maiores, geram um fluxo torrencial interminável de informações que precisa ser adequadamente filtrado para produzir efeito informativo relevante. Caso contrário, só gera ruído e desinformação.
O objetivo do Gestão Hoje é, justamente, ajudar a diminuir essa dispersão e, pelo testemunho dos leitores, tem conseguido esse intento. Daí, nossa grande satisfação porque há mais de 10 anos estamos nessa luta com as informações.
Tudo começou em março de 1994, com um comentário dedicado ao Plano Real, recém lançado. O Gestão Hoje, que ao surgir chamava-se Gestão Empresarial – Conjuntura & Tendências, foi, portanto, contemporâneo da estabilidade da moeda que coroou uma luta de mais de duas décadas de tentativas frustradas no país.
Desde lá, vem acompanhando passo a passo o desenrolar da vida nacional e os avanços e recuos – da gestão empresarial, sempre com a preocupação de fugir dos modismos freqüentes do mundo dito corporativo, particularmente atacado pela confusão da informação e pela má fé de falsos gurus. Quando não, pelo otimismo ingênuo de uns ou pelo estudado pessimismo de outros.
Esses 10 anos configuraram uma década decisiva para o futuro do país, inclusive, com uma transição democrática entre governos opositores de fazer inveja aos países mais civilizados do mundo.
Testemunha atenta desta história recente, o Gestão Hoje disponibiliza em seu site (www.gestaohoje.com.br), todo o acervo dos números passados para consulta a partir do primeiro exemplar numerado, editado em 09.01.1995 (antes, existiram 31 edições experimentais não numeradas).
Além disso, uma versão em inglês, ideal para quem quer praticar o idioma, é traduzida semanalmente pela empresa Sharing English, especializada no ensino e na difusão do inglês profissional. Pode ser acessada no site e, inclusive, assinada para recebimento semanal através de e-mail.