Início da 3ª Revolução Industrial? - TGI Consultoria

Início da 3ª Revolução Industrial?

    José Inácio López de Arriortúa, espanhol, vice-presidente mundial da Volkswagem, em visita recente ao Brasil, anunciou que a nova fábrica de ônibus e caminhões que a empresa inaugurará em 96, em Resende (RJ), é o “novo patamar da terceira revolução industrial.”
    Segundo ele, lá será posto em prática o conceito do “consórcio modular” que trará os fornecedores para dentro da fábrica, com seus empregados, para montar os veículos. Trata-se da radicalização do conceito de parceria na produção. Para Arriortúa isto revolucionará o processo produtivo.
frases.JPG
    Este evento dá o que pensar em termos de inovação dos processos produtivos das empresas, de um modo geral e não apenas das indústrias.
    Cada vez mais torna-se necessário repensar os modos de fazer as coisas, face às novas exigências da competitividade.
    Conceitos como consórcio modular e engenharia simultânea (ver Conjuntura & Tendências nº 33/95), que a Volks também está usando em Resende, são formas inovadoras e atuais de diminuir custos (para garantir preços competitivos), sem comprometer e até aperfeiçoando as características dos produtos (para manter o diferencial de qualidade) e proporcionar agilidade na produção (para assegurar atendimento adequado às exigências do mercado).