Integrar para desenvolver - TGI Consultoria

Integrar para desenvolver

    Os resultados da Pesquisa Empresas & Empresários Ano 6 apontam as potencialidades e oportunidades de Pernambuco, assim como a necessidade premente de integrá-los para fomentar o desenvolvimento estadual.
    Sob este ponto de vista, ganha importância capital a integração interna, por intermédio de um eixo estratégico de desenvolvimento, dos pólos extremos de dinamismo (Recife e Zona Norte X Petrolina e Vale do São Francisco).
    Para concretização deste eixo, são fundamentais a conclusão do trecho Petrolina- Salgueiro da Ferrovia Transnordestina, a recuperação do trecho Salgueiro-Recife e a implantação da Hidrovia do São Francisco, até Petrolina. 
Imagem 63.JPGImagem 63-3.JPG
    Uma evidência marcante dessa necessidade de integração interna é o fato de Petrolina, hoje, já estar, talvez, mais articulada com outros locais (Salvador, Brasília, São Paulo, EUA) do que com o Recife. Desde o dia 18.03.96, por exemplo, a TAM implantou um vôo diário, ida e volta, para São Paulo, aeroporto de Congonhas.
    Não basta desenvolver os pólos, é necessário integrá-los e, com isso, fomentar o desenvolvimento dos espaços intermediários (como desenvolver o Sertão e o Agreste?).
    A questão da integração intra-estadual de Pernambuco é condição necessária para sua indispensável e urgente integração externa (regional, nacional e internacional), sem a qual fica muito difícil progredir no mundo atual.
imagem 63-2.JPG